segunda-feira, 31 de março de 2014

III DEBATE EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO AGRESTE POTIGUAR ALCANÇA SUAS EXPECTATIVAS

Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN ao lado dos debatedores(UERN-UFRN e IFRN



 Plenário do IFRN completamente lotado de estudantes e professores

 Prefeito CID ARRUDA
 Plenário com mais de 100 alunos e profesores

 Rayssa, Thalita, Washington e Wesley, membros da comissão
 Mesa do III DEBATE

 Ver. Thiago Vicente, presidente da Câmara de Nova Cruz

 Rayssa e Késia
 Aldo e Letícia Lele

 Alunos e professores do Alberto Maranhão
 Professora Dalvânia
 Jackson, Thalita e Washington
 Beatriz da comissão 
 Professor Luiz Augusto de Morais Filho - NESA/UFRN

 Alan Silva, coordenador de cursos do IFRN de Nova Cruz
 Vice Reitora da UFRN, Fátima Ximene

 Parte da comissão da esquerda para a direita: Abraão, Jackson, Thalita, Wesley e Késia
 Professor Enilson - UFRN, fazendo sua apresentação

 Pró Reitora de Ensino e Graduação da UERN, Inesa Vasconcelos
 Professor da Escola MODELO, Aislan dando sua contribuição

Vice Reitor da UERN, Aldo Fernandes e Eduardo Vasconcelos

Na última sexta-feira, 28 a Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN realizou o III Debate em Defesa no Ensino Superior na Região Agreste Potiguar com reitores das universidades UFRN, UERN e IFRN, professores e estudantes.

O debate tinha como principal objetivo  discutir a implantação do Ensino Superior Presencial, através dos campus!

Participaram da mesa dos debates  o Coordenador Geral da Comissão, EDUARDO VASCONCELOS; prefeito de Nova Cruz-RN, Cid Arruda Câmara; presidente da Câmara Municipal de Nova Cruz, Thiago Vicente, a vice reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes; o vice reitor a UERN, Aldo Godim; o coordenador de cursos do IFRN de NOVA CRUZ, Alan Paulo Oliveira da Silva, professor Luiz Augusto de Morais Filho, coordenador do NESA/UFRN de NOVA CRUZ, Pró Reitora  de Ensino e Graduação, Inesa da Mota Linhares Vasconcelos e o professor Enilson - UFRN, que assessorou a vice reitora da UFRN com uma apresentação detalhada sobre a expansão dos campus nas cidades de Macau e Nova Cruz.

O coordenador, Eduardo Vasconcelos iniciou sua falação homenageando o estudante EDSON LUIZ DE LIMA SOUTO, morto pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.  Edson era um dos 300 estudantes que jantavam no restaurante estudantil do Calabouço no final da tarde de 28 DE MARÇO DE 1968 quando o local foi invadido por policiais, em meio a tensão do quarto ano da Ditadura Militar no Brasil.

Eduardo focou na importância do debate e reafirmou que a luta travada desde 2010 na Defesa dos Campus da UERN e UFRN na Região Agreste, única região do estado que não tem campus se dá pela necessidade urgente sas instituições UFRN, UERN e IFRN olhar mais para a região.  Primeiro o Núcleo UERN que passa por uma crise generalizada, ameaçado de fechar, segundo o fechamento do campus da UFRN na década de 90 e a necessidade do IFRN implantar de imediato o Ensino Superior na área tecnológica.

Quanto a não presença de políticos do Poder Legislativo Estadual e Federal, Eduardo Vasconcelos explicou de que pelo fato do II Debate realizado dia 05 de abril de 2013 alguns desses políticos participaram, se comprometeram em engajar-se na luta, assinando inclusive documentos até hoje não moveram uma "palhinha" se quer na defesa dos campus, além do mais os políticos presentes no II Debate falaram de viva voz que marcariam uma audiência com a Governadora para tratar do assunto UERN e até hoje os estudantes do Agreste Potiguar espera por essa bendita audiência, por esses motivos a comissão resolveu não convidar-los novamente.  Eduardo disse também que os profissionais que dirigem as instituições UERN, UFRN e IFRN são pessoas comprometidas com o desenvolvimento educacional no RN e por isso com o compromisso deles garantido neste debate terá sim, muito mais possibilidades da implantação do Ensino Superior, concluiu Eduardo em sua primeira falação.

Alan Silva do IFRN confirmou que já agora em 2014.2 será implantado o Ensino Superior com curso de "açucar e alcool" e que em futuro bem próximo o IFRN oferecerá mais cursos na área tecnológica, o que os presentes se alegraram, principalmente a juventude.

Fátima Ximene, vice reitora da UFRN voltou a reafirmar que o Campus da UFRN virá sim para Nova Cruz e que o MEC aponta para a viabilidade de 05 (CINCO) cursos presenciais, mas estudos  estão sendo feitos neste sentido (professor Enilson fez uma explanação do que a UFRN está fazendo para em um futuro próximo implantar os 05 cursos), a vice reitora, Fátima Ximene disse que vai ser criada um comissão de estudos e que a comissão será ouvida neste sentido.  Eduardo Vasconcelos, representando a comissão apresentou a UFRN a proposta dos cursos de Enfermagem, Ciência da Computação, Educação Física e Língua Portuguesa habilitação em Língua Inglesa.  O professor Luiz Augusto - NESA/UFRN entregou um documento a vice reitora com dados importantes de alunos do pré vestibulares, planta do campus e propostas de cursos, que basicamente são os mesmos cursos entregue pela comissão.

Aldo Fernandes, vice reitor da UERN foi direto falando das dificuldades que todos os 11 núcleos da UERN vem passando... falta de recursos.  Mas que o fechamento ainda não é certo, pois a UERN vem tentando junto a Bancada Federal, MEC, Governo do Estado e aos prefeitos caminhos para evitar o fechamento. "O importante é que estamos assegurando aos atuais alunos matriculados o térmio do seu curso.  Eduardo pediu uma parte e lançou uma proposta que se caso essa crise continuar haveria possibilidade da UERN implantar o curso de Gestão Pública e Licenciatura para os professores da região, diminuindo e muito os gastos atuais.  O vice reitor, Aldo Fernandes disse que sim, mas tudo isso só o tempo vai dizer.  Mas o melhor seria o CAMPUS!

No final todos se comprometeram a dá as mãos na busca da implantação do ENSINO SUPERIOR na região, isso sim é o que a sociedade agresteira almeja a muito tempo... a luta apenas está começando, ficaremos de plantão, pois essa é uma luta de todos NÓS, a comissão vem fazendo a sua parte.

Parabenizamos a comissão que de forma consciente, organizada realizou o mais completo foro de debate na Defesa do Ensino Superior na Região Agreste Potiguar: Eduardo Vasconcelos, Jackson, Thalita, Késia, Rayssa, Jaqueline, Maria Beatriz, Leticia Lele, Natália, Aline, Alana, Geovanna, Kauê, Washington, Wesley, Aldo, Abrão, Douglas, Kaline e tantos e tantos que de certa forma contribuíram para o sucesso do debate.

Obs. Participaram 137 estudantes, professores e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário