Mônica Cavalcante
“Um dos conceitos mais elegantes em filosofia e ciência política é o da cognição política”. Luís Felipe Pondé.
Brevemente, a definição de cognição mais aceita atualmente é a capacidade dos seres vivos de processar informações a partir da percepção. Ou seja, através da captura de estímulos do mundo externo através dos sentidos, a pessoa inicia uma série de procedimentos que permitem a aquisição de informações e que são definidos como cognição.
Assim, sendo professora, indico a busca pela pesquisa sobre o que é cognição e como ativista política, e a fim de desatar alguns nós sobre o que move este ou aquele “arranjo” de ideologia a partir da compreensão cognição política e a reprodução dessas ideias, e um pouco mais sobre o assunto, recomendo a leitura doartigo: https://opopular.com.br/noticias/opiniao/opinião-1.146393/os-limites-da-cognição-política-1.1386430
Mas esse é outro longo e não tão simples assunto.
Passo direto ao que pretendo sobre A ELEGÂNCIA DO DISCURSO POLÍTICO.
Elegantia, em latim, era uma palavra ligada ao verbo eligere, escolher bem.
Estamos habituados ao termo associado ao comportamento à mesa, aos trajes da moda, aos modos corriqueiros. Sim, eles estão bem neste lugar e falam muito sobre nós.
A ELEGÂNCIA É DISPONÍVEL PARA TODAS E TODOS QUE ASSIM O DESEJAREM.
Para apresentar uma atitude elegante é necessário entender o espírito prevalecente nas mulheres e homens de classe, que se destacam por suas habilidades sociais e por serem carismáticas. Pessoas elegantes se comportam sempre com educação sem fazer distinção de pessoas, não importa quem seja o interlocutor. Uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.
O que dizer de alguém que imagina agir com elegância em um restaurante, mas trata os funcionários do estabelecimento de forma rude e grosseira? Parece algo óbvio, e deveria ser uma postura uniforme, mas que alguns esquecem.
A maior regra de elegância é que todos são iguais e exigem respeito e educação. Valores simples e tangíveis a todos, independe da formação.
Elegância como essência, quase como um estado de espírito, que se manifesta em atitudes, comportamentos e valores. A força sem a destreza é uma simples massa.
A elegância está nas atitudes cotidianas e gestos simples, e que quando aplicamos podemos melhorar nossa qualidade de vida e autoestima, pois temos o melhor retorno ao nosso redor.
Se perceber em você agir esnobe, repense essa atitude.
ELEGÂNCIA É RESPEITO AO PRÓXIMO.
RESPEITO É EMPODERAMENTO.
Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário