quarta-feira, 27 de abril de 2016

X Conferência das Crianças e Adolescentes debate propostas para uma Política Nacional

 X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - GT 11
 X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - GT Adolescentes

 X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - GT Adolescentes

  4ª Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência - GT


 3ª Conferência de Políticas Públicas de Direitos Humanos de LGBT,
 3ª Conferência de Políticas Públicas de Direitos Humanos de LGBT,

 3ª Conferência de Políticas Públicas de Direitos Humanos de LGBT,

 4ª Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência - GT
 4ª Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência - GT
 4ª Conferência da Pessoa IDOSA - GT (Grupo de Trabalho)
 Amiga do RN - Grupo de Trabalho - Idoso

 4ª Conferência da Pessoa IDOSA - GT (Grupo de Trabalho)


 4ª Conferência Nacional da IDOSA - GT (Grupo de Trabalho)

 GT 11 - CNDCA
 Grupo de Trabalho - GT 11 - CNDCA - EDUARDO VASCONCELOS

 Hora do almoço - 26/04

 Eduardo Vasconcelos na Defesa da Criança e do Adolescente
 Momento Cultural

EDUARDO VASCONCELOS - DELEGADO - GT 11 - CNDCA

 Movimento LGTB



26/04/2016

Durante a manhã dessa terça-feira (26) os 1400 participantes da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA) se dividiram em onze Plenárias Temáticas, seis para delegados adultos, quatro para adolescentes e um grupo de trabalho de crianças.
Carolina Diniz, do G38 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), explica que houve uma preocupação de garantir plenárias construídas pelos próprios adolescentes. “A gente não queria uma conferência nem toda mista, onde adolescentes não teriam garantido o espaço de fala, e nem toda separada. O diálogo com os adultos também é importante”, explica.
Os grupos de adultos debateram seis eixos temáticos, que tem como objetivo o fortalecimento dos conselhos de direitos, a construção e implementação do Plano Decenal, assim como a elaboração de diretrizes para uma política nacional dos direitos da criança e do adolescente.
Cada uma das plenárias do segmento adulto vai escolher até 50% das propostas do Caderno de Propostas e debater as ações relativas à construção e implementação da Política Nacional dos DCA.
Adolescentes
Os quatro grupos de adolescentes discutiram a participação de meninas e meninos nos espaços políticos e a representação e diversidade na composição dos conselhos de direitos. Um terceiro grupo debateu a construção e implementação da Política Nacional da Criança e do Adolescente.
Carolina, do G38, explica que a demanda por essa metodologia própria surgiu dos adolescentes. “A gente pensou que o diálogo entre adolescentes e entre crianças fica facilitado, porque compartilhamos linguagens e experiências”, disse. Os adolescentes da equipe de organização pensaram elaborar místicas e dinâmicas para que o grupo se sinta confortável. Uma delas é a mandala, quando cada adolescente compartilha sua luta e perspectiva, dando sentido de “união e empoderamento”.
A delegada Débora de Freitas Cabral, 17, de Fortaleza (CE), conta que em espaços de atuação política “os adultos não dão vez para adolescentes, que não conseguem falar”. “Aqui a gente dá nossa opinião, compartilha emoções, sentimentos e experiências”, comenta.
A sistematização das propostas que saíram dessas plenárias foi feita por 24 delegados e delegadas dos próprios grupos, acompanhados de educadores e representantes do G38. Eles se reuniram em uma sala com cartolinas, pincéis, tinta, tesoura e lápis de cor para realizar uma sistematização lúdica.
Plenárias dos Eixos
Durante a tarde, os grupos de adolescentes e adultos vão se reunir para as três plenárias de eixos, que irão discutir: Reforma Política dos Conselhos de DCA; Construção e implementação do Plano Decenal; e Política Nacional dos DCA.
Cada plenária de eixo vai escolher até 70% das propostas debatidas, vindas das Plenárias Temáticas. Elas serão apresentadas amanhã (17) na Plenária Final e, referendadas, farão parte do produto final da 10ª Conferência Nacional DCA.
Conheça os temas das plenárias temáticas dos adultos: reconhecimento das deliberações dos conselhos; participação de crianças e adolescentes nos espaços de mobilização, formulação, deliberação e acompanhamento das políticas públicas; representatividade e diversidade na composição dos conselhos; garantia de autonomia administrativa e financeira dos conselhos; estratégias para construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; estratégia de implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Eduardo Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário