quinta-feira, 8 de março de 2012

Ministério da Justiça notifica Google por novos termos de uso.

Órgão do governo brasileiro quer saber se internautas têm alternativa, caso queiram impedir que dados coletados sejam cruzados

Claudia Tozetto, iG São Paulo

O Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), pediu esclarecimentos ao Google nesta quinta-feira (8) sobre a nova versão dos termos de uso dos serviços que foram unificadas e agora permitem que a empresa cruze dados dos usuários coletados por meio de diferentes serviços.
Segundo o DPDC, o pedido de esclarecimento foi realizado com base no Código de Defesa do Consumidor e no direito constitucional à privacidade. O Google terá o prazo de 10 dias para prestar os esclarecimentos ao órgão. O não cumprimento da notificação pode implicar na instauração de um processo administrativo contra o Google.
Entre as questões que deverão ser explicadas ao Ministério da Justiça estão o processo de revisão da política de privacidade e de que forma a sociedade pode opinar sobre as mudanças realizadas pela empresa. O órgão também questiona se há alguma alternativa para os internautas que desejam usar diversos produtos do Google, "sem que haja uma interconexão de seus dados pessoais entre diferentes produtos".
O DPDC questiona, ainda, como os consumidores autorizarão o Google a combinar informações pessoais dos produtos, serviços e conteúdos acessados. Além disso, o DPDC quer saber se o Google poderá acessar o conteúdo privado de e-mails do Gmail, com fins de direcionar publicidade aos internautas.
Os novos termos de uso do Google começaram a valer em 1º de março. As mudanças realizadas unificam o texto para todos os serviços da empresa, ou seja, não existem condições diferentes para cada tipo de serviço. Segundo o Google, a política de privacidade não recebeu alterações. O novo texto dos termos de uso e o antigo ficaram disponíveis para acesso pelos internautas desde 26 de janeiro até a data que a nova política entrou em vigor.
Fonte: IG - TECNOLOGIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário