sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

PARA ALÉM DA TEORIA 0 Conheça o projeto de física que tem transformado o ensino e ganhado diversas competições

As aulas de física dos estudantes do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, em Tocantinópolis, no Tocantins, estão longe de serem desinteressantes. Com o projeto “Práticas Experimentais de Física e Olimpíadas de Foguetes”, desenvolvido pelo professor Jonas Gomes da Silva, 25, a aprendizagem dos alunos tem sido elevada para além das teorias. Vencedor do concurso “Juventude que Muda a Educação Pública”, da CNTE, pela região Norte, a iniciativa tem colecionado premiações e será apresentada em âmbito nacional na Conae 2024.

Com o intuito de contribuir com um ensino de qualidade para alunos de nível médio, ao longo dos anos de 2022 e 2023, o professor de física Jonas tem promovido práticas experimentais como método de aprendizagem efetivo do conteúdo.

Formado pela Universidade Federal de Tocantins (UFT), há dois anos e meio ele atua no Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, onde tem aplicado o projeto.

Explorando conteúdos como mecânica, termodinâmica, óptica, magnetismo e eletricidade nos experimentos, os estudantes ainda recebem incentivo e treinamento para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

“Essas atividades estimulam o interesse, a compreensão, a competição e a cooperação dos estudantes, que também receberam certificados, medalhas, viagens e outros prêmios”, conta o professor.

Entretanto, ele relata sobre as dificuldades para realizar as práticas, devido à falta de recursos financeiros para compra de materiais, bem como encontrá-los no mercado local. “Apesar de a escola possuir uma ótima estrutura de laboratórios, eles não estavam devidamente equipados para as práticas, o que nos levou a buscar alternativas mais baratas e acessíveis”, relata. 

Para suprir a falta dos materiais necessários, ele teve de recorrer ao uso de materiais simples, como garrafas PET, papelão, bexigas, petecas e barbantes, para complementar a aula teórica.

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À direita, de roupa preta, o professor de física Jonas Gomes da Silva

Reconhecimento

E o compromisso com uma educação transformadora tem trazido frutos para a escola e para seus estudantes. Em 2022, dois de seus alunos ganharam medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), mais 6 medalhas foram conquistadas, sendo 3 de prata e 3 de ouro. Além do reconhecimento, os estudantes participantes chegaram a receber premiações em dinheiro e bolsa de estudos em Iniciação Científica Jr.

“Hoje, mais estudantes querem participar das olimpíadas e reconhecem a importância dessa experiência, buscando espontaneamente tais oportunidades”, afirma.

Em 2023, com o aumento do interesse dos estudantes pela MOBFOG, conseguiram construir foguetes e bases mais sofisticadas, trazendo cerca de 40 medalhas de ouro, 6 medalhas de prata e 5 de bronze para a escola.

“Foi muito gratificante vê-los se engajando com as práticas que planejei e apliquei para aproximar a teoria da realidade. Eu pude perceber o desenvolvimento pessoal e intelectual de cada um deles e também o meu próprio, pois eu aprendi muito enquanto ensinava”, declara Jonas.

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Ao ser premiado no programa 'Escola que Transforma do estado do Tocantins', na categoria de ensino médio integral, realizado pelo governo estadual, Jonas conta ter ficado ainda mais incentivado a participar do concurso 'Juventude que Muda a Educação Pública', da CNTE.

Promovido pelo Coletivo de Juventude da Confederação junto às suas entidades filiadas, a iniciativa visa aproximar jovens trabalhadores da educação à luta sindical. Um dos coordenadores do Coletivo, Bruno Vital, destaca que a oportunidade joga luz sobre como a juventude está mudando suas realidades por meio da educação. 

“Foi uma grande surpresa e alegria saber que o meu projeto foi o destaque da Região Norte. Fiquei muito feliz por essa conquista que reconhece todo o meu esforço para melhorar a educação dos nossos estudantes. Estou ansioso para apresentar o meu projeto na Conae 2024, em Brasília, onde espero poder trocar experiências e aprendizados com outros professores selecionados”, Jonas comemora.

Fonte: CNTE

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