quarta-feira, 18 de abril de 2018

O vitimismo esquizofrênico de uma direita vulgar

Foto: SBT
Esse movimento que busca lucrar politicamente usando e molestando uma gente desiludida com os rumos da modernidade inventa problemas que não são capazes de atender as necessidades reais. Assim, se fazem de vítimas da modernidade, ou do que chamam de “politicamente correto”
Recuso-me a chamar de extrema-direita um movimento que tem, em sua maioria, adolescentes rebeldes, influenciados por um programa de comédia chulo da TV aberta, que cansaram de ouvir os pais reclamarem. Recuso-me a chamar de extrema-direita, um movimento encabeçado por comediantes incompetentes, ex-atores de filmes pornôs e um velho de boca suja. Prefiro chamar de “direita vulgar”, vem muito mais a calhar.
A extrema-direita tem um ingrediente que jamais será encontrado nessa direita vulgar: o nacionalismo. Vemos as manifestações dos europeus indignados com a enxurrada de imigrantes despertarem esse sentimento perigoso, já aqui, essa direita defende o entreguismo e a economia de mercado.
Esse movimento que busca lucrar politicamente usando e molestando uma gente desiludida com os rumos da modernidade (único aspecto em comum com a extrema-direita tradicional), inventa problemas que não são capazes de atender as necessidades reais pelos quais esses pobres coitados passam. Assim, se fazem de vítimas da modernidade, ou do que chamam de “politicamente correto”. Enriquecem vendendo “guias do politicamente incorreto”. A “desgraça desse país” como diz o deputado federal Jair Bolsonaro, “é o politicamente correto”, uma doutrinação, segundo ele, que ensinou o povo a não se responsabilizar pelos seus atos.
Na verdade esse é de fato o discurso da direita vulgar. Ela diz para todo mundo ouvir: “Agora não se pode falar mais nada!”; “O policial é vítima da criminalidade”; “O branco é vítima de um sistema de cotas raciais”; “Essa heterofobia!”; “A criança é levada hoje em dia porque não se pode mais bater”; “O Brasil tá assim por causa do político ladrão”; “O mundo é uma merda por causa da esquerda”; “a mulher não quer mais cuidar da casa” etc.. Enfim, o maior vitimismo é o proferido pela direita vulgar. Ela nunca se responsabiliza. Parece que são seres fora da sociedade, indivíduos que não possuem parcela nenhuma de culpa das condições sociais claudicantes. Para eles “o inferno são os outros”.
É a estratégia retórica da dissimulação. Eu acuso o outro de fazer o que na verdade sou eu o praticante de tal gesto. É a traição mais clássica, uma cena arrancada de um filme qualquer, onde um amigo trai o outro acusando-o de roubar um pedaço de biscoito depois de ele mesmo ter mastigado e engolido.
É esquizofrênico porque não existe nada disso. Nunca fomos tão livres expressivamente falando. O fato de não haver mais tolerância para o discurso nazista, de ódio, contrário à liberdade de expressão, não é o problema, pelo contrário.
O que essa direita faz é uma autofagia, uma forma de incompatibilidade discursiva. Nós aqui usamos a retorsão para compreender a retorsão usada por esses ideólogos. Segundo Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, essa estratégia argumentativa, que na Idade Média era chamada de redarguitio elenchica, “é um argumento que tende a mostrar que o ato empregado para atacar uma regra é incompatível com o princípio que sustenta esse ataque”. A direita vulgar usa o mesmo princípio que critica para sustentar as suas denúncias e fomentar o seu discurso de ódio. Ou seja, sua crítica é incompatível. Na verdade, “pressupõe-se um princípio que se rejeita, mas a estrutura do argumento é a mesma”.1
Ao criticar que o politicamente correto pretendia criar uma ideologia vitimista, a própria direita se põe vítima da “ditadura do politicamente correto”. O pastor Malafaia, em um encontro com Alckmin e Doria, disse sobre a suposta “ideologia de gênero”: “Como a maioria num Estado de direito, vamos nos fazer prevalecer e isso é inegociável […] Quem quiser fazer graça com o politicamente correto vai embora, segue aí o seu caminho”.2
Lógico que são conflitos superficiaisque, no fundo, tanto o politicamente correto quanto o politicamente incorreto são formas moralistas e ideológicas que tem o objetivo de nos cegar, de nos iludir, para que assim desprezemos as condições reais de existência. São explicações fantasmagóricas para questões materiais, sensíveis. No fim, os dois pólos dessa discussão infrutífera gera imensos lucros para a imprensa e para a indústria cultural, além de criar um inimigo vulgar para as esquerdas, abrindo espaço político para a verdadeira direita (PSDB, DEM, MDB etc.)
É exatamente como dizem Deleuze e Guatarri: “o que queremos dizer é que o capitalismo, no seu processo de produção, produz uma formidável carga esquizofrênica sobre a qual faz incidir todo o peso da sua repressão, mas não deixa de se reproduzir no limite do processo”.3 O capitalismo vai produzindo esquizofrênicos que permitem a reprodução do sistema, pois vivem a pensar nas alucinações que ele produz, nunca nas suas bases vitais.
1 PERELMAN, Chaïm e OLBRECHTS-TYTECA, Lucie, Tratado de Argumentação: a nova retórica. Trad: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão, São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 232.
2http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/08/1910658-quem-seguir-politicamente-correto-vai-dancar-diz-malafaia-a-alckmin-e-doria.shtml
3 DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Fêlix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. Lisboa: Assírio e Alvim, 1972. p. 38.
Fonte: Revista Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário