sexta-feira, 10 de junho de 2016

FPM: Primeiro repasse de Junho reduz 22% e 41 municípios ficam com saldo zerado

Os municípios estão recebendo, nesta sexta-feira (10), o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de junho. O repasse chega com redução de 22%, já considerada a inflação do período, em comparação com o mesmo decêndio do ano passado. A diminuição do valor amplia ainda mais as dificuldades já enfrentadas pelas prefeituras.
Para o presidente da FEMURN e prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, a situação tende a dificultar ainda mais os orçamentos municipais: “Infelizmente essa redução não é exclusividade do mês de junho. Estamos acumulando graves quedas nos repasses do governo federal, e isso é péssimo para os municípios, pois desestabiliza o equilíbrio financeiro das cidades e consequentemente o funcionamento dos serviços oferecidos à população”, lamenta Ivan.
As recorrentes quedas nos repasses têm prejudicado as prefeituras potiguares, que enfrentam dificuldades em honrar compromissos, realizar obras e até mesmo prestar serviços essenciais. De acordo com Ivan Júnior, um novo pacto federativo é essencial para a melhoria dos municípios: “A valorização aos municípios só poderá ocorrer com a efetivação de um novo pacto federativo”, considera o prefeito. Neste decêndio, 41 cidades do Rio Grande do Norte também tiveram o saldo zerado.
Fonte> Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário