sábado, 2 de abril de 2016

UBES lança campanha pela democracia, voto aos 16 e mais participação

No momento em que a democracia brasileira tem sofrido duros golpes, o mais importante para o jovem é se informar, participar das discussões e entender a importância de exigir o respeito ao seu voto e de outros milhões país afora.
Nesse contexto, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas bota na rua a partir do mês de março a sua já tradicional campanha“Se Liga 16!”, uma série de ações para incentivar o jovem a fazer o seu título de eleitor e participar mais diretamente da vida política do país.
O voto aos 16 anos foi conquistado após uma forte campanha do movimento estudantil para que esse direito fosse incluído na Constituição Cidadã de 1988, elaborada após o país se livrar de uma violenta ditadura militar que durou 20 anos (1964-1985).
Desde então, a campanha ‘’Se Liga 16’’ é realizada todos os anos pela UBES junto a  grêmios estudantis, entidades estaduais e municipais do movimento estudantil e uma parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais.
O objetivo é levar informação para dentro das escolas com debates sobre a democracia, os males da ditadura militar, o direito ao voto e a participação política.
“Foi com a democracia que nós conquistamos o direito do voto aos 16 anos, que é uma das coisas mais importantes que existe para aparticipação do jovem na vida política do país. Se queremos melhorar o país, essa luta começa nas eleições, com a gente exercendodemocraticamente o nosso direito de cidadão”, explica a presidenta da UBES, Camila Lanes. “Nosso voto é nossa força nossa voz. Tem que ser respeitado!”, pontua.

PASSO A PASSO DA DEMOCRACIA
  1.  Tem 16 anos ou completa até o dia 2 de outubro? Você pode solicitar o seu título de eleitor até o dia4 de maio.
  2. Descubra qual o cartório eleitoral mais próximo da região em que você mora.
  1.  Você precisar levar os originais e cópias dos seguintes documentos:
> Carteira de identidade (RG) ou certidão de nascimento
> Comprovante de residência recente
  1.  Pronto! O seu título eleitoral fica pronto na hora.
  1. Se tiver dúvidas, ligue para o Disque-Eleitor: 0800-648-0005. Ou procure aqui o telefone e e-mail do tribunal eleitoral do seu Estado:www.tse.jus.br/eleitor/disque-eleitor/disque-eleitor

MATERIAL PARA DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário