quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Juventude da CTB debate taxa de renovação e cotas para jovens nas entidades sindicais

“Diante da grave crise econômica mundial que atinge, principalmente, os jovens, maioria dos desempregados no país, acredito que se faz necessária uma articulação da CTB com os movimentos sociais”, declarou o secretário nacional de Juventude do PCdoB, André Tokarski, ao fazer uma análise de conjuntura durante reunião de juventude da central sindical. 

O encontro, que ocorre desde a última terça-feira (16) e é conduzido pelo secretário nacional Vitor Espinoza, conta com a participação dos secretários estaduais de Alagoas, Amazonas, Bahia,  Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo e pretende construir uma agenda de atividades para este ano e o próximo. 

Além de deliberar sobre as ações do coletivo, os jovens trabalhadores de diversas categorias, do campo e da cidade, também debatem os desafios e dificuldades enfrentados por eles. Um dos temas destacados foi a baixa sindicalização entre os jovens. 

De acordo com Vitor Espinoza “Em 10 anos, a taxa de sindicalização caiu 4%, isso ocorre porque o jovem não procura o sindicato”, afirmou o cetebista. Para Igor Pereira, secretário da pasta na CTB-RS, isso ocorre porque “a maioria da juventude brasileira não se reconhece como classe trabalhadora”, segundo ele é preciso que haja uma disputa ideológica com este setor. 

Outro ponto abordado pelos dirigentes foi a taxa de renovação e cotas para a juventude em cargos da diretoria da central. Segundo Espinoza, este tema deve estar em evidência, pois “somente através da renovação dos cargos, o jovem se sentirá identificado e representado pelo sindicato", expressou. 

A atividade segue até esta quarta (17) com a definição da agenda de lutas do coletivo
Fonte: CTB Nacional (Érika Cecone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário