quarta-feira, 9 de setembro de 2015

NOVA CRUZ/RN: MULTIDÃO LOTA AVENIDA ASSIS CHATEAUBRIAND PARA PRESTIGIAR DESFILE DE 7 DE SETEMBRO.PARABÉNS APAE!!!

Uma grande multidão lotou a Avenida Assis Chateaubriand para assistir ao tradicional desfile cívico-militar em homenagem aos 193 anos da independência do Brasil, na manhã de ontem, 7 de Setembro, em Nova Cruz. O desfile com as escolas, municipais, estaduais, programas, projetos, entidades, secretarias municipais, centrais de mototaxi e a tropa do 8º BPM durou cerca de 4 horas e meia. No palanque oficial estavam o Prefeito da cidade, Cid Arruda Câmara, acompanhado da primeira dama e Secretária de Educação, professora Valéria Vieira Arruda Câmara, além de Secretários, auxiliares da administração municipal, vereadores ( João da Praça, Henrique Tomaz, Fernando Bezerra, Aluisio Sena, Beto Martins, Valdo Salu ) e do comandante do 8º BPM, Tenente Coronel Genilton Tavares.

(Av. Cel. José de Brito - área de concentração do desfile) 
 (Avenida Assis Chateaubriand lotada)
 

Momentos antes, a comitiva de autoridades participou de dois momentos solenes: O primeiro na sede da Prefeitura, Palácio Antonio Arruda Câmara, em que, ao som do Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda Fanfarra da E.E. Djalma Marinho, foram hasteados os pavilhões, Nacional, estadual e municipal, pelo Prefeito, pelo Comandante e pelo Pároco da cidade, Padre Francisco Inácio. Já o segundo momento aconteceu no 8º BPM em que também foram hasteados as bandeiras já referidas.

 
 
 

Na Avenida Assis Chateaubriand, o Comandante do Desfile, 1º Tenente, Pontes Filho, sub-comandante da 3ª Companha de Polícia sediada em Goianinha e subordinada ao 8º BPM se dirigiu até o chefe do poder Executivo e pediu permissão para iniciar o evento.

Logo em seguida, a os alunos membros da Orquestra de Nova Cruz, que tem a frente os Maestros, Quefren e Luan, tocaram o Hino Nacional Brasileiro. 


Inicialmente tivemos o desfile das Creches (Marina Peixoto, Joanita Arruda Câmara, Ednolia Melo, Terezinha Batista) e Escolas Municipais (zona urbana: Marcio Marinho, Nestor Marinho, Francisco Pereira Mattos, Antonio Peixoto Mariano - e rural: das comunidades de Xique Xique, Lagoa de Serra, Juriti, Lagoa Limpa, 1ª Lagoa ) entre outras, seguido dos projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, além da AABB COMUNIDADE e APAE de Nova Cruz. Foram temas variados que foram abordados pelas escolas em suas apresentações na avenida.  A Escola Márcio Marinho destacou os seus 20 anos de existência completados no mês de Agosto último. Também foi bastante aplaudido o desfile da Escola Nestor Marinho que ao final prestou uma homenagem ao Prefeito e a primeira dama.
  
 
 

Um dos destaques foi o projeto Tecno-robótica, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, para alunos do 8º ano das escolas, Nestor Marinho e Marcio Marinho.


As escolas estaduais, Djalma Marinho, Rosa Pignataro, Alberto Maranhão e Getúlio Vargas também capricharam em seus desfiles. Em todas elas, os destaques foram os pelotões com os alunos totalmente fardados, embelezando o evento. 


Continuando com o desfile tivemos as participações dos membros dos programas, projetos e ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Bolsa Família, CRAS e CREAS, e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV - "SEMEAR"(para as Crianças), "FORÇA JOVEM" (para os jovens) e "MESTRES DA VIDA"(que atende aos idosos no CCI). Nesta parte do desfile destacaram-se ainda a apresentação do grupo KING´s DANCE de Nova Cruz. A SMAS apresentou o tema sobre as conquistas do SUAS - SISTAMA UNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL e que foi encerrado com a frota de veículos da Assistência Social adquiridos na atual gestão.

 
(Adictos do CAPS AD III) 
(Idosos do MESTRES DA VIDA)
 
 (grupo Kings Dance)
 (SEMEAR)

Já a Secretaria Municipal de Saúde destacou a atenção básica e as conquistas do SUS - SISTEMA UNICO DE SAÚDE e da 15ª CONFERENCIA NACIONAL DE SAÚDE realizada neste ano. Todos os programas e projetos desenvolvidos no município foram representados: Hospital Mosenhor Pedro Moura, Nucleo de Atenção a Saúde da Familia - NASF, o Centro de Abastecimento Farmacêutico - CAF, as Unidades Básicas de Saúde - UBS e o programa Saúde da Familia, o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, SAMU, entre outros. Desfile que também foi concluído com a frota de veículos e ambulâncias que atualmente servem a população.

( Equipe do SAMU realizou uma simulação de um atendimento de urgbencia)

 
 
Também tivemos o desfile dos Maçons da Loja Maçônica União do Agreste através dos seus Veneráveis presidentes. O desfile lembrou o ilustre Maçom, D. Pedro, que foi o proclamador da Independencia do Brasil em 1822.

E dos participantes do Lions de Nova Cruz.

 
 

Dois novos grupos participaram do evento: O ministério de Música HALLEL de Nova Cruz e o Grupo de Bombeiros CIVIL de Nova Cruz com 60 componentes.

As Secretarias de, Agricultura e a de Obras e Serviços Urbanos, desfilaram com suas frotas de veículos pequenos e tratores de diversos tipos, além das caçambas e caminhões que auxiliam em suas funções na cidade e na zona rural, o que foi seguido também pela frota de ônibus que transportam os alunos. São 03 Onibus que levam os alunos universitários para Natal, 10 que transportam os alunos da zona rural para a cidade, 01 que realiza o transporte circular, inter-bairros,  para os alunos do IFRN, demonstrando o perfeito estado dos veículos e o zelo com que as secretarias tratam estes equipamentos públicos.

Ao final tivemos a apresentação da Central de Mototaxi UNIÃO, e o desfile da tropa do 8º Batalhão de Polícia sediado em Nova Cruz, um dos momentos mais esperados da manhã.

 Animaram o evento e o desfile as bandas: da Escola Estadual Djalma Marinho, da Escola Estadual Alberto Maranhão, da Escola Municipal Nestor Marinho, da Escola Municipal de 1ª Lagoa, Fanfarra Mestre Olival de Freitas de Pequiri - Canguaretama e Fanfarra Falcões Independentes de Santo Antonio.

(Banda de Santo Antonio)
(Banda Mestre Olival de Freitas de Pequiri) 
  
 (Djalma Marinho)

O Prefeito Cid Arruda traz um agradecimento especial a todos que contribuíram, direta e indiretamente com o desfile, que mais uma vez foi um verdadeiro sucesso.

Fonte: Eduardo Vasconcelos e Claudio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário