terça-feira, 16 de junho de 2015

NOVA CRUZ/RN: I FÓRUM MUNICIPAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL FOI REALIZADO HOJE


 Prefeito CID ARRUDA saudando os participantes do I FÓRUM MUNICIPAL DE COMBATE aAO TRABALHO INFANTIL



 Nossas competentes assistentes sociais/pedagogas - Juliane Borges e Dreyd Karla
 Cerca de 80 participantes estiveram no evento

 Esquerda: Articulador do Selo Unicef, Eduardo Vasconcelos ao lado da Coordenadora, Iris e Vereador João da Praça
 Secretária da SMAS, Márcia Valéria na abertura falando da importância do Fórum







 Belíssima apresentação das crianças do SEMEAR
 Profissionais super competentes: Juliane Borges e Dreyd Karla - SEMEAR
 Professores/as, assistentes sociais, entre outros participaram do FÓRUM

 Presenças dos vereadores: Valdo, Aluisio Sena e Antonio Gomes
 Momento prazeroso: Apresentação das crianças do SEMEAR








 Estudantes do Curso de Assistente Social da UNOPAR marcaram presença

 Micaline do NUCA ao de uma criança assistida pelo SEMEAR
 Dreyd Karla - SEMEAR, ações de 2014/2015
Juliane Borges - SEMEAR, ações de 2014/2015
 Palestra: "A Importância do Trabalho em Rede para o Enfrentamento do Trabalho Infantil" - Palestrante: Célia Maria Galvão de Menezes - Técnica do Ministério do Trabalho e Integrantes do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho de Criança e Proteção ao Trabalhador Adolescentes - FOCA/RN

A Prefeitura de Nova Cruz por intermédio da Secretaria de Assistência Social realizou nessa terça-feira (16), o I Fórum Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, que aconteceu no auditório da Câmara Municipal. As discussões realizadas no encontro foram focadas nas ações de efetivação do trabalho em rede como solução de enfrentamento desse problema social.
Após a formação da mesa ouviu-se o Hino Nacional e em seguida a palavra da Secretária de Assistência Social, Márcia Valéria e em seguida a do Prefeito CID ARRUDA CÂMARA, que enfatizou a importância do Fórum e assegurou todo apoio as ações do Fórum, garantindo a execução do Plano Municipal de Combate ao Trabalho Infantil em etapas a serem discutidos entre o Fórum, Sociedade, Poderes Executivo e Legislativo, garantindo assim a eficaz do plano..
Na parte cultural Grupo de Crianças vinculadas ao SEMEAR - Centro e de Lagoa Limpa apresentou-se cantando uma musica inédita feita pelo facilitador, Lucas D'vinno e as crianças, como uma peça teatral sobre Trabalho Infantil, levantando aplausos dos presentes.
A programação do evento iniciou com uma discussão sobre a execução do Plano Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, que foi produzido pela prefeitura. O tema vai ser orientado pela secretária de Assistência Social de Nova Cruz, Márcia Valéria de Morais. “Nossa intenção foi expor o Plano ao público participante do Fórum com o intuito de maximizar as ações da melhor maneira possível”, explicou a secretária.
Antes de iniciar a palestra o Articulador do Selo Unicef 2013/2016, Eduardo Vasconcelos aproveitou para divulgar a realização do II Fórum Comunitário, que ocorrerá dia 09 de julho no Plenário da Câmara e o Fórum Municipal da Primeira Infância, onde discutirá o Plano Municipal da Primeira Infância, também no Plenário da Câmara de Vereadores, dia 16 de julho pela manhã.
O Fórum seguiu com uma palestra  sobre a Importância do Trabalho em Rede para o Enfrentamento do Trabalho Infantil,  administrada pela técnica do Ministério do Trabalho, Célia Maria de Menezes, e pelo integrante do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho da Criança e Proteção ao Trabalho Adolescente, Nilson Alves.
O encontro foi concluído com uma apresentação da segunda palestra onde foi  debatido o assunto referente às Implicações do Trabalho Infantil no Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Na responsabilidade da orientação sobre a temática que ficour a cargo da médica do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, Ariluce Fernandes.
O I Fórum Municipal de Combate ao Trabalho Infantil foi encerrado após a conclusão dos ciclos de debates.
Participaram do I Fórum, várias estudantes de Serviço Social; vereadores: João da Praça - Vice Presidente da Câmara - Valdo - Antonio Gomes e Aluisio Sena; Presidente do CMDCA - Pastor José Vieira de Sousa; Conselheiras Tutelares: Zenaide Toge e Grécia Sousa; diretores de escolas e creches; Lucas D'vinno - AMES, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário