terça-feira, 14 de abril de 2015

CONGRESSO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E FEIRA DE LIVROS ACONTECEM EM TOCANTINS

Evento terá a participação de diversos movimentos sociais e de editoras de todo país. 

Acontece entre 15 e 17 de abril, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas, o Congresso dos Movimentos Sociais e Feira de Livros da Região Norte. Com uma extensa programação, incluindo palestras, debates, oficinas, bancas de vendas, apresentações artísticas e culturais, o evento é orientado para a formação política de seus participantes e busca democratizar e incentivar a leitura e as práticas literárias.

Para a coordenadora do evento, Amanda Teixeira, o congresso irá possibilitar uma troca de experiências entre os diversos movimentos sociais de todo o Brasil, do campo e da cidade, destacando as práticas que a juventude vem desenvolvendo juntos aos assentamentos, reassentamentos, comunidades tradicionais e nos bairros das periferias urbanas. “Nosso foco é a inclusão estratégica do jovem no desenvolvimento de atividades organizativas, produtivas e culturais, visando à construção de políticas públicas paritárias e de qualidade”, ressaltou.

Para Amanda, o congresso realiza-se em um momento onde cada vez mais é necessário ressaltar e reafirmar a importância e a contribuição dos movimentos sociais para as transformações estruturais no Brasil. “O evento acontece em um espaço universitário onde teremos por três dias, indígenas, estudantes universitários e secundaristas, movimentos sociais urbanos e rurais, debatendo e construindo as novas perspectivas da sociedade que queremos, reafirmando a necessidade urgente de uma reforma politica que garanta de fato a participação popular na política nacional”, destacou.

O congresso terá a participação de diversos movimentos sociais e de editoras de todo país. Durante os três dias de evento os movimentos sociais terão condições de contribuir de forma ativa na produção do conhecimento e na reflexão sobre avanços e desafios no que diz respeito às pautas sociais.

O evento foi contemplado no Edital 2014 de Apoio ao Circuito de Feiras de Livros e Eventos Literários da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC), e contará com a participação do presidente da Fundação Perseu Abramo, Joaquim Soriano, do diretor de Cultura da UNE, Geovanny Silva, da MC Luana Hansen, da diretora de mulheres da UNE, Lays Gonçalves e da representante da Marcha Mundial das Mulheres, Renata Moreno. 

O Congresso dos Movimentos Sociais e Feira de Livros da Região Norte tem a realização do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM), União Nacional dos e das Estudantes (UNE) e Marcha Mundial das Mulheres (MMM). Conta com apoio da UFT, Prefeitura de Palmas, Governo do Estado do Tocantins, Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Ministério da Cultura/Fundação Biblioteca Nacional e Governo Federal.


SERVIÇO:
O QUE: Congresso dos Movimentos Sociais e Feira de Livros da Região Norte
ONDE: Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Palmas
QUANDO: De 15 a 17 de abril
QUANTO: Entrada franca

Yuri Salvador - UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário