quinta-feira, 6 de novembro de 2014

NOVA CRUZ - RN: SECRETARIAS DE SAÚDE E DA EDUCAÇÃO PROMOVEU HOJE, 6 1º FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO




 Ana Caroline (direita) coordenadora dos PSFs - Nova Cruz - RN
 Dezenas de técnicos da SAÚDE e da EDUCAÇÃO participaram do evento

 Drª Agata Gonçalves uma das palestrantes
Hoje, 6 a Prefeitura de Nova Cruz - RN, através das Secretarias de Saúde - SMS e da Educação - SME promoveram o Primeiro Curso de Formação Para Profissionais da Saúde e da Educação do Programa Saúde na Escola.  O evento aconteceu no Auditório da SME, durante todo o dia.

As palestras foram ministradas pelos profissionais: Luana Fiorintino - Diretora Técnica da Vigilância Sanitária; Drª Agata Gonçalves - Médica do PSF do São Sebastião - Pela Manhã e a Tarde foram, Roberto Rosa - Nutricionista da SME e Jefferson Bezerra - Nutricionista do NASF.

Dezenas de profissionais participaram do curso chegando a lotar o auditório. Um programa que sem dúvida nenhuma trará mais qualidade de vida as nossas crianças e aos adolescentes.


PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, FIQUE POR DENTRO !

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. 

A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços?

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário