terça-feira, 7 de outubro de 2014

PREPARE-SE: O 2º TURNO VEM AÍ!

Campanha eleitoral deve recomeçar neste sábado (11/10)
Depois de três meses de campanha eleitoral 142 milhões de brasileiros votaram no último domingo (05/10) para escolher seu eleitos para a presidência da República, governo de Estado, para o Senado, para a Câmara dos Deputados Federais e Assembleias Legislativas Estaduais. Foram eleitos 513 deputados entre federais e estaduais, 26 senadores e doze governadores neste primeiro turno.
A presidenta Dilma Rousseff (PT) candidata à reeleição disputa o segundo turno com o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) para a eleição de presidente da República. A petista somou 41,59% dos votos contra 33,55% do tucano. Em terceiro lugar ficou Marina Silva (PSB) com 21,32%.
Além da disputa presidencial no próximo dia 26 de outubro, haverá segundo turno também para eleição de governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Confira abaixo quais são.
Pela legislação eleitoral o segundo turno ocorre quando nenhum dos candidatos atinge mais da metade dos votos válidos nas eleições. Nesta situação, os dois candidatos mais votados no primeiro turno vão para o segundo turno.
O início da propaganda eleitoral do segundo turno no rádio e na TV está previsto para sábado (11). A propaganda se estenderá até o dia 24. Desta vez, ambos os candidatos terão o mesmo tempo de exposição na televisão, 10 minutos cada. A data também é prazo final para debates com candidatos. Já o sábado (25) é o último dia para a propaganda política em comícios ou reuniões públicas, como carreatas.
ELEITORES
O procedimento para votar é o mesmo para o primeiro turno: comparecer na sua sala de votação com título de eleitor e documento com foto. O eleitor que não pôde votar no último domingo nem justificou a sua ausência no mesmo dia do pleito tem até 4 de dezembro para apresentar justificativa ao juiz em qualquer cartório eleitoral. A ausência ao primeiro turno não impede a votação no segundo turno e o eleitor que não votou nem justificou a ausência ao pleito do último domingo vai poder votar normalmente no segundo turno que será realizado no próximo dia 26.
Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário