sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Apesar da Globo parecer Proconsult, Dilma venceu o debate. #‎Dilma13MudaMais‬

O sorteio dos temas das perguntas e de quem perguntava para quem na TV Globo pareceu muito o caso da apuração da Proconsult nas eleições de 1982, quando a empresa de processamento de dados contratada para apurar a contagem de votos fraudava a eleição de Brizola no Rio de Janeiro e a Globo divulgava os resultados fraudados.

Pois nas perguntas sorteadas só davam temas que a oposição e a Globo querem martelar contra Dilma. Para piorar teve hora que até no "sorteio" repetiu a tabelinha entre Aécio e Pastor Everaldo, que os dois já haviam feito no primeiro bloco.

Mesmo assim o debate foi bom para Dilma, e teve muitos momentos acalorados entre Levy Fidelix batendo boca com Luciana Genro e Eduardo Jorge sobre homofobia. 

Dilma foi a mais propositiva, aliás a única que foi propositiva de fato. E mostrou atitude quando foi criticada por Luciana Genro, Aécio e Marina. Por isso venceu o debate.

Os outros candidatos, na hora que falaram alguma coisa que presta, acabaram gastando seu tempo elogiando os programas de Dilma e Lula, dizendo que iriam manter Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Pronatec, etc. Ponto para Dilma.

Aécio se deu mal no debate com Dilma (ela lembrou que o governo do PSDB quebrou o Brasil 3 vezes e deixou o país de joelhos diante do FMI), com Luciana Genro que pendurou o aécioporto e o mensalão tucano no pescoço dele. Trocou chumbo com Marina Silva com acusações de corrupção nos partidos, onde os dois saíram perdendo.

O tucano errou feio ao saudar, no meio de uma pegunta, FHC que estava platéia. Pode ter perdido votos que recuperou nos últimos dias, segundo as pesquisas, caso o debate tenha dado audiência.

Marina tentou atacar Dilma por não ter sido vereadora, deputada e senadora como ela e se deu mal, quando a presidenta disse que isso ia contra o que Marina pregava como "nova política". Dilma disse que qualquer brasileiro que se prepare pode ser presidente. 

Marina se deu mal também na questão da independência do Banco Central e ao tentar atacar Dilma pelo ex-diretor corrupto da Petrobras. Dilma fulminou citando outra ocorrência como exemplo: "Marina, vamos colocar os pingos nos is. O seu diretor de fiscalização do Ibama foi afastado por crime de desvio de recursos, e eu não saí por aí dizendo que você conhecia a corrupção e tinha acobertado. Esse diretor nós investigamos nós prendemos. No passado, as pessoas eram protegidas."

O maior papelão foi do Pastor Everaldo e da Globo. O candidato falou uma mentira, pecando ao violar um dos dez mandamentos. Disse que Dilma defendeu "diálogo com terroristas" na ONU. Dilma pediu direito de resposta porque isso é uma mentira deslavada. Dilma defendeu o contrário na ONU: diálogo entre os governos de países em conflito, antes de partir para a guerra, porque as guerras levaram ao surgimento destes grupos terroristas. A Globo fez o papelão de não dar direito de resposta convalidando a mentira. Mas a mentira é tão absurda que ninguém de bom senso acredita nessa imbecilidade dita pelo Pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário