quinta-feira, 25 de setembro de 2014

EJE lança Cartilha do Eleitor Consciente para esclarecer os cidadãos sobre as eleições de 2014

Como parte dos preparativos para as Eleições Gerais 2014, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou uma série de iniciativas para conscientizar o eleitorado brasileiro. Além das campanhas publicitárias veiculadas em emissoras de rádio e TV, lançadas para despertar nos cidadãos a consciência sobre importância do voto e do ato de votar, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TSE também lançou a Cartilha do Eleitor Consciente.

O objetivo da cartilha é esclarecer o eleitor e tirar suas dúvidas sobre o processo eleitoral, bem como incentivar a escolha consciente do presidente e vice-presidente da República, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais ou distritais. O material também visa ampliar a fiscalização por parte dos cidadãos de eventuais irregularidades cometidas durante o processo eleitoral. Segundo a secretária-geral da EJE, Cristiana Duque, a cartilha será distribuída em sua versão impressa em alguns locais públicos de Brasília, além de já ter sido disponibilizada gratuitamente para download no Portal do TSE na internet, no endereço www.tse.jus.br (para acessar, clique aqui). O texto pode ser acessado clicando no link “Institucional”, na aba azul na parte superior da página, e selecionando “Escola Judiciária Eleitoral”. Ao ser direcionado para a página, selecione “Cartilha Eleitor Consciente” na coluna à esquerda.

Num texto claro e objetivo, a cartilha foi organizada no formato de perguntas e respostas, por meio das quais o eleitor poderá se informar sobre o processo eleitoral, como participar melhor das eleições, escolher o seu candidato ou quais as principais irregularidades que podem ocorrer nas campanhas eleitorais. O voto obrigatório, as consequências do voto nulo, o cronograma das eleições de 2014 e as atribuições dos cargos que serão eleitos em outubro também são alguns dos assuntos abordados nas 35 páginas do material produzido pela EJE/TSE.

A importância da participação do eleitor no processo político teve uma atenção especial na concepção da cartilha. “O voto é a forma pela qual todo cidadão pode escolher quem o representará na elaboração de leis e na aplicação do dinheiro público para melhoria do país, dos estados e dos municípios”, diz o texto. E arremata: “o eleitor deve fiscalizar os políticos eleitos, ficar de olho no que está acontecendo e acompanhar os projetos que estão em debate e votação na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Apresente sugestões ao deputado e/ou senador que você elegeu. Entre em contato pessoalmente, por carta, telefone ou por e-mail. Participe de forma efetiva”.

Confira o conteúdo da cartilha no endereço: http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/cartilha-eleitor-consciente (para acessar, clique aqui).
RG/JP

Fonte: TSE - ESCOLA JUDICIÁRIA ELEITORAL - SJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário