quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Conjuve realiza posse dos novos conselheiros

Reunião Ordinária elege nova presidência e debates eixos centrais para o próximo período

Nos dias 26, 27 e 28, acontece em Brasília (DF), a 37ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) reunindo todos os conselheiros da sociedade civil para posse de seus representantes para o novo período. Entre as atividades estará a eleição das comissões: Articulação e Diálogo (CAD), Acompanhamento de Políticas e Programas (CAPP), Comunicação e Parlamento. Na quarta-feira (26/08), Ângela Guimarães foi eleita e empossada a nova presidenta do Conjuve para os próximos 12 meses ao lado de Daniel Souza que ocupará a vice-presidência.

“Este espaço plural está diante de vários desafios e tenho certeza que os movimentos, entidades, coletivos e organizações estão à altura deles. Consolidar e fazer avançar as políticas que façam a diferença na vida da juventude brasileira, implementar o Estatuto da Juventude, ampliar a voz e a participação dos jovens nos espaços de decisões, enfrentar o genocídio da juventude negra e fazer a disputa de valores com parcela da sociedade que ainda tem um olhar criminalizador e estigmatizador”, apresenta Ângela.

A UBES, que compõe o colegiado, na solenidade oficial de posse representa o movimento secundarista. Ao todo, 62 entidades irão compor as 40 cadeiras de titulares e outras 40 de suplentes, entre elas, membros do movimento estudantil; trabalhadores rurais e urbanos; jovens negros, indígenas e quilombolas; mulheres, jovens empreendedores; hip hop e funk a integrantes de organizações religiosas, entre outros.

A presidenta da UBES, Bárbara Melo, relembra que esta é a primeira gestão após a aprovação do Estatuto da Juventude. “Esperamos que esta seja mais uma gestão vitoriosa, temos metas importantes como garantir que o Pacto pela Juventude aconteça. Será um novo ciclo de muita pressão para que o governo brasileiro se comprometa com as políticas públicas de juventude”, define.

Outros metas foram apresentadas pelo secretário nacional de juventude em exercício, Rodrigo Amaral, “Agora o desfio é a implementação das onze diretrizes expressas em Lei, com maior participação e controle social, destacando, ainda, que em 2015 será realizada a 3ª Conferência Nacional de Juventude”, disse.

O CONJUVE é um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude brasileira. É um órgão consultivo e tem por objetivo assessorar o Governo Federal na formulação de diretrizes da ação governamental, promover estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil e assegurar que a Política Nacional de Juventude do Governo Federal seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.
10574401_737941756279265_4777550144448000596_n

Programação

 26 de Agosto – Terça-feira
Abertura

Apresentação das entidades eleitas
Eleição das coordenações
Eleição da Presidência e Vice-Presidência do Conselho
Lançamento do Pacto pela Juventude

27 de Agosto – Quarta-feira

Seminário “Autonomia, Cidadania e Direitos Humanos para a Juventude: a reinvenção necessária das políticas sobre drogas”.
Eixos
- Violência e Segurança Pública
- Saúde e Redução de Riscos e Danos
- Juventude

 28 de Agosto – Quinta-feira

Eixos
- Boas práticas nacionais e internacionais
- Grupos de Trabalho
Ocupar, resistir e produzir uma nova política sobre drogas – perspectivas e pactuações
Encerramento.

Da Redação - UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário