quarta-feira, 12 de março de 2014

RN já soma 322 homicídios no ano

Tribuna do Norte - Os homicídios registrados no Rio Grande do Norte em 2013 somam 1.635 casos. De janeiro até ontem outros 322 homicídios foram computados, com maior incidência na capital, Parnamirim e Mossoró. O quantitativo já representa 19,69% do registrado ao longo de 2013. Os dados são do Conselho Estadual de Direitos Humanos, a partir de levantamento diário do ITEP/RN e casos divulgados na imprensa e confirmados por órgãos oficiais.
Os dados mostram ainda que a Polícia Civil instaurou, em 2013, 299 inquéritos policiais para apurar os casos – cerca de 20% do número de homicídios do ano passado. A disparidade entre o número de mortes intencionais e o de procedimentos que investigam os casos pode ser ainda maior, explica o presidente do CEDH, Marcos Dionísio.
“Há um descontrole na identificação dos autores do crime em nosso estado. Há subnotificação pelos órgãos oficiais das mortes intencionais e esse número pode ultrapassar os mais de 1.600 casos que conseguimos computar no Estado”, afirma Dionísio. O Ministério Público lançará na próxima sexta-feira, dia 14, projeto para tentar reduzir a subnotificação dos homicídios no Estado, a partir da convocação de promotores de todas as Comarcas no acompanhamento da abertura e conclusão dos inquéritos. A solenidade acontecerá na sede da Procuradoria Geral de Justiça.
Postado por Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário