quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

USO DIÁRIO DO CÉREBRO TORNA A PESSOA APTA A ADQUIRIR HABILIDADES

Cientistas acham que o estudo pode ajudar pacientes com problemas de movimento


Você sabia que, ao acessar diariamente seu computador para as mais diferentes tarefas, está exercitando seu cérebro? Pois é o que defendem pesquisadores da Northwestern University e do Instituto de Reabilitação de Chicago. Em um estudo realizado recentemente e divulgado na revista Current Biology, os cientistas concluíram que pessoas com o hábito de usar laptops e tablets ganham diversas habilidades mentais, incluindo algumas relacionadas a atividades motoras. Isso pode levar, dizem os autores, a formas mais eficazes de ajudar na recuperação de pessoas que tiveram prejudicados os movimentos do corpo.


No experimento, os cientistas analisaram dois grupos de trabalhadores imigrantes japoneses, um com familiaridade com os computadores e outro sem. Após alguns testes de aprendizagem de movimentos, os trabalhadores do primeiro grupo tiveram um desempenho bem melhor. Um dos testes consistia em mover um cursor com a mão, para várias direções. O trabalho foi bem executado por aqueles com muito mais familiaridade com as máquinas.

Em outro momento, com um novo grupo de 10 pessoas que não estavam familiarizadas com computadores, os autores pediram que os voluntários passassem duas semanas treinando o uso de jogos de computador, que exigiam o uso intensivo do mouse por duas horas a cada dia. Com o treinamento, as pessoas que antes não tinham muita produtividade nas atividades evoluíram bastante. “Duas semanas de experiência foi o suficiente para converter os padrões de usuários de computador normal para os padrões de indivíduos que usam computador, que era o que acreditávamos que aconteceria”, relatou Konrad Jording, um dos responsáveis pelo estudo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário