quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

PODER: DEFESA DIZ QUE BARBOSA CRIOU UMA SITUAÇÃO DESUMANA PARA JOÃO PAULO CUNHA

O deputado João Paulo Cunha aguarda em seu apartamento na Asa Sul o mandado de prisão
SEVERINO MOTTA
MARIANA HAUBERT
DE BRASÍLIA


Ao longo do dia esteve reunido com advogados e fez os preparativos necessários para se entregar à Justiça tão logo o mandado de prisão fosse expedido –algo que acabou não acontecendo.

João Paulo disse a assessores ouvidos pela Folha que a falta de definição sobre a sua prisão é "sádica" e causa uma "tortura psicológica".

De acordo com um assessor que passou o dia todo com ele, João Paulo está sereno e aguarda a determinação da Justiça para se entregar.

João Paulo viajou de Osasco à Brasília na segunda-feira em um carro, acompanhado por assessores e um motorista. Segundo pessoas próximas, a viagem foi tranquila. Assim que chegou a Brasília, ele foi para seu apartamento funcional e permaneceu por lá durante o dia todo.

Seu assessor informou que ele está se alimentando normalmente e tem tomado remédios para dores na coluna. Ele também já está com a mala pronta com o que levará para o Complexo da Papuda, penitenciária onde cumprirá o regime semiaberto.

João Paulo pretende continuar os estudos e deverá apresentar pedido para trabalhar. Ele cursa o 5º semestre da faculdade de Direito em uma faculdade particular de Brasília.

Alberto Toron, advogado do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), disse nesta terça-feira (7) que seu cliente está sendo submetido a uma situação desumana pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa.

De acordo com ele, o fato de o ministro ter decidido pela detenção do parlamentar, mas não expedir o mandato de prisão, cria um clima psicológico extremamente ruim.


"O que está ocorrendo com João Paulo Cunha é uma desumanidade. Ele vive clima de absoluta incerteza. Ele está disponível para viver o pior momento de sua vida, que é a prisão, mas a Justiça não o efetiva", disse Toron.

Como Barbosa decidiu pela prisão do parlamentar na segunda-feira, restando somente a expedição do mandado de prisão, João Paulo passou esta terça-feira preparando-se para enfrentar o presídio.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário