segunda-feira, 27 de maio de 2013

53º CONUNE DEBATE DEMOCRACIA E REFORMA POLÍTICA

Convidados discutirão o tema em uma das mesas do evento
O recebimento de doações oriundas do setor privado durante as campanhas eleitorais possibilita o surgimento de privilégios a políticos ligados a grandes empresas. Este modelo de financiamento prejudica a democracia, fazendo com que o processo eleitoral seja exclusivamente decidido pelo poder econômico.
A discussão sobre a reforma política e os meios de financiamento de campanhas no Brasil é urgente. Por isso, o 53º Congresso da UNE promoverá na próxima quinta-feira (30/5), em Goiânia, um importante debate acerca do tema com a presença de especialistas no assunto.
Entre os convidados estarão o membro da executiva nacional do Partido Pátria Livre (PPL), Márcio Cabreira, o professor de Direito Eleitoral da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Edson de Resende, o juiz e mobilizador do projeto Ficha Limpa, Marlon Reis e o ex-presidente da UNE, Aldo Arantes.
‘’Combater a corrupção é atacar as causas deste mal e o financiamento público de campanha é o melhor remédio’’, declarou o atual presidente da entidade estudantil, Daniel Iliescu.

A UNE defende, oficialmente, a reforma política e o financiamento exclusivamente público para as campanhas eleitorais no Brasil. Para a entidade, a aprovação dessa medida tornaria o processo eleitoral mais transparente. O tema também foi um dos eixos que nortearam a Jornada de Lutas da Juventude Brasileira 2013, ao lado de reivindicações como o fim do extermínio da juventude negra, a democratização dos meios de comunicação e a exigência de educação pública e de qualidade para todos.

O que?Ciclo de Debates Brasil +10, um programa para avançar nas transformações – Tema: Democracia, reforma política e financiamento público de campanha
Quando? 30/5 das 14h30 às 17h
Onde?Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Renata Bars

Nenhum comentário:

Postar um comentário