terça-feira, 19 de março de 2013

HEROINA:VALE A PENA LER MIL VEZES



A presidente recebeu a guerreira defensora dos produtores rurais
http://www.thaisagalvao.com.br
Na luta contra a política do BNB, acariense fura
 barreira presidecial e entrega carta a Dilma

A luta dos produtores rurais nordestinos contra a política do Banco do Nordeste, ganhou uma representante guerreira: a médica veterinária acariense Joana D’arc Pires. Darquinha, como conheci na infância a colega de classe da minha irmã.
No último dia 12, num evento no sertão de Alagoas com a presença da presidente da República, ela pulou um alambrado, furou a barreira de segurança de Dilma Rousseff e chegou perto da presidente para lhe entregar uma carta de protesto.

“Presidenta, uma mulher nordestina quer lhe falar”, era o título da carta, que denunciava à presidente “as torturantes dívidas contraídas pelos produtores rurais junto ao Banco do Nordeste, que há tempos perdeu a sua função social de fomentar o desenvolvimento da nossa região e transformou-se num verdadeiro verdugo dos sofridos produtores”.

Na carta, a acariense que junto à família é produtora rural, falou da incapacidade da classe em honrar compromissos junto ao banco, da ameaça de perder as terras, e da consequência mais drástica por parte dos que acabam entrando em depressão: o suicídio.
Foi o que aconteceu…com o pai dela.

A mãe, hoje com 76 anos, teme perder a terra onde produz…e mora.
Darquinha foi a Alagoas com o marido Diógenes, também veterinário, e com produtores rurais de Acari, Currais Novos, Serra Negra e Caicó.

Foram mais de 20 horas de ônibus seguindo um cenário de seca de doer nos olhos e no coração.
Se a carta de Joana D’arc teve efeito ou não, o fato é que nesta quarta-feira Dilma anunciou que o Conselho Monetário Nacional vai avaliar o perdão da dívida de agricultores atingidos pela seca no Nordeste.

Fotos: Roberto Filho/PR
Fonte: A Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário