terça-feira, 22 de janeiro de 2013

COMISSÃO EM DEFESA DOS CAMPUS DA UERN E UFRN GANHA ESPAÇO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN

 Membros da comissão repassou para a deputada, Márcia Maia o sonho do campus pela sociedade da Região Agreste e Litoral Sul Potiguar
A deputada estadual Márcia Maia recebeu no final da manhã desta quinta-feira (17), em seu gabinete, na Assembleia Legislativa, a Comissão em defesa dos Campi da UERN e UFRN para Nova Cruz e região Agreste. A parlamentar, que já havia se comprometido com o movimento através de um documento enviado a comissão, reafirmou o compromisso e prometeu apresentar um requerimento ao Governo do Estado solicitando a transformação do núcleo em Campus após o fim do recesso parlamentar na Assembleia Legislativa.

Além disso, Márcia informou que fará um pronunciamento e uma audiência pública para tentar dar prosseguimento ao pleito dos representantes da região Agreste. O custo estimado para transformação do núcleo estadual em Campus está por volta dos R$ 7 milhões.


“Faremos no Legislativo Estadual um movimento para que outros parlamentares abracem a questão. Vamos procurar ainda a bancada federal do Rio Grande do Norte para defender uma parceria para garantir que esse pleito possa ser atendido, pois é um benefício que vai além de Nova Cruz, pois atenderá toda região, garantindo o crescimento ainda maior da região”, justificou Márcia Maia.


Atualmente, pouco mais de 200 estudantes são beneficiados pela Universidade Estadual que tem sofrido com a falta de estrutura e equipamentos para desenvolvimento das atividades dos cursos de Direito e Ciências da Computação. A região Agreste não tem Campi da UERN ou UFRN.


“Existe uma carência muito grande na região de uma estrutura para o desenvolvimento de atividades. As pessoas estão sendo obrigadas a sair de suas cidades para outras regiões para poder estudar”, alertou Eduardo Vasconcelos, coordenador-geral da comissão.


O mandato aderiu ainda ao movimento pela instalação de um Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no município para atender toda a região agreste do estado. A busca pelo Campus federal também deve entrar na pauta de discussões com a bancada norte-riograndense, em Brasília.


Além da parlamentar e do coordenador-geral, participaram ainda da reunião Andriele Valério, Geisla Varela e Junior Galdino, trio também integrante da comissão. “Procuramos todos os deputados na Assembleia Legislativa, mas a deputada Márcia foi a única, até aqui, a nos dar um retorno. Vejo as portas se abrirem para Nova Cruz e a região como um todo”, disse Vasconcelos.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário