sábado, 27 de outubro de 2012

DIREITOS HUMANOS, GUERRILHA DO ARAGUAIA


O Ministério da Defesa divulgou nesta sexta-feira, 26, que o Grupo de Trabalho Araguaia “recolheu mais um resto mortal” na região da Guerrilha do Araguaia, ocorrida no início da década de 1970. Segundo a nota da assessoria de imprensa, o material foi enviado “para análises periciais em Brasília”.
Esta foi a quarta expedição do grupo neste ano à região dos municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). O “resto mortal” foi encontrado num antigo cemitério de São Geraldo.
Em junho o grupo havia localizado restos mortais de outras duas pessoas. Tanto naquela época quanto agora a notícia não teve nenhuma reação positiva entre os familiares dos desaparecidos.
Desde a década de 1990 diferentes grupos já realizaram expedições à região. No total, foram localizadas 25 ossadas. Só uma foi identificada.Crimeia é uma das signatárias da ação que está sendo movida por familiares na Corte Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à OEA, exigindo explicações do Brasil sobre a demora na localização e identificação dos desaparecidos. Eles acusam o governo de trabalhar sem métodos científicos, desperdiçando recursos públicos. Seria mais eficiente e econômico, argumentam, se as Forças Armadas abrissem seus arquivos secretos e revelassem quais os lugares onde foram deixados os corpos dos guerrilheiros.
A quarta expedição do ano durou 12 dias. Uma parte dos trabalhos foi acompanhada pela psicanalista Maria Rita Kehl, membro da Comissão Nacional da Verdade e coordenadora do grupo de trabalho que apura a violação de direitos humanos contra camponeses e populações indígenas.
Além dos desaparecidos, a comissão está interessada na história de moradores que foram vítimas de violações de direitos humanos durante as campanhas realizadas pelo Exército para o combate à guerrilha. Em 2009, a Comissão de Anistia determinou indenizações a 44 camponeses paraenses (ou seus parentes) por terem sido torturados, mortos ou perdido as propriedades durante a ação dos militares.

Fonte: Roldão Arruda - Movimento, direitos e idéias.
O QUE FOI A GUERRILHA DO ARAGUAIA

A Guerrilha do Araguaia foi um movimento político de esquerda liderado por militantes comunistas do PCdoB é considerado um dos mais importantes acontecimentos da história contemporânea do Brasil.

A Guerrilha do Araguaia ainda é uma página em branco da história contemporânea do Brasil, mas isso deve mudar pois o Dossiê de arquivos Araguaia deve ser aberto em breve.

A Guerrilha do Araguaia se sucedeu durante a ditadura militar, mas tudo começou a ser planejado em 1966 e ela só começou a ser realizada em no inicio de 1970 e ela só se tornou conhecida em nível nacional em 1972 quando as Forças Armadas também descobriram o trabalho dos guerrilheiros no Araguaia.

Fonte: UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário