segunda-feira, 30 de abril de 2012

STF APROVA COTAS RACIAIS NA UNB !



O Supremo Tribunal Federal derrotou ontem, ação do DEM que questionou princípios da igualdade e razoabilidade quando a UnB definiu um sistema de cotas de 20% das vagas para negros e pardos. Por dez votos a zero, foi o placar que a corte brasileira deferiu como legais a ação da universidade.

Esta vitória do reconhecimento de mecanismos compensatórios de acesso ao ensino superior é mais uma vitória das ações afirmativas no Brasil. Este entendimento deve servir de parâmetro para as outras universidades brasileiras que adotam sistemas de cotas, atualmente, segundo dados da ONG Educafro, 129 instituições públicas brasileiras têm algum tipo de ação afirmativa para a seleção de candidatos, sendo que 57 delas são federais.

ANÁLISE

Esta é mais uma derrota de um partido conservador, que não sabe reconhecer a diversidade brasileira, e compreender a exclusão do negro, ao longo da história, do papel de protagonistas da sociedade brasileira, atuando nos espaços de formação do conhecimento.

Um partido que tentou barrar, aliado a imprensa golpista, um mecanismo reparador das distorções sociais, obviamente, este não é o único, mas um mecanismo, empoderador de autonomia, pois o conhecimento liberta.
Não é atoa, que o DEM vem encolhendo a sua representação política em todo o Brasil, além de tentar trocar de identidade toda a hora, alterando o nome de sua sigla, o ex-PFL, capitaneado pelo seu ex-líder Demóstenes Torres, e o agora Onix Lorenzoni, vem atacando direitos dos trabalhadores e dos menos favorecidos em prol da antiga oligarquia que governava esse país.

O STF derrotou o DEM, mostrando claramente o desejo e o pensamento da sociedade brasileira, que quer lutar para combater as desigualdades sociais tão latentes em nosso país.
Por isso Cotas Sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário