terça-feira, 20 de março de 2012

A CORRUPÇÃO E FRAUDES NA ÁREA DE SAÚDE PÚBLICA - NÃO É FANTÁSTICO !

Acompanho com bastante interesse os desdobramentos da reportagem apresentada no último Domingo pelo programa Fantástico da TV Globo. Eu estou assim meio "surpreso" com a "surpresa" das autoridades da área, visto que, tirando a clareza das imagens e as declarações dos pretensos corruptores, tudo isso já é de longa data de conhecimento do Ministério, das Secretárias e Governos de Estados e Municípios. Ou será que todo mundo não sabe que essa forma de agir, das empresas privadas e dos "compradores/gestores", armando e viciando as licitações ocorre de longa data. Aliás, não é a primeira vez que até mesmo gravações são feitas e outros casos dessa natureza são objeto de inquérito. 

"SURPREENDE" ainda que resista por um só minuto a possibilidade de esquemas desse porte, que envolvem valores altíssimos, são claramente e afrontosamente superfaturados, possam se dar no nível de administradores de Unidades e gerentes das firmas. Só mesmo quem é muito "ingênuo" para acreditar que não existam "graúdos", bem graúdos" viabilizando e "legitimando" esses acertos que sangram os cofres públicos e tiram da saúde recursos importantes.

Outra coisa, não adianta absolutamente nada, embora seja imperioso se fazer, cancelar contratos e impedir que essas empresas flagradas na reportagem, tenham negócios com os governos nas três esferas. É preciso ir muito além, se é que desejam de fato dificultar ao máximo esse tipo de bandidagem. As empresas que participaram da truta, apresentando propostas mais altas também precisam ser enquadradas.

Para quem não sabe, é bem provável que nesse momento, outras empresas já estejam sendo "preparadas" para preencher a "lacuna" das que forem impedidas de fornecer ao governo federal, estadual e municipal.

Caso queiram, "de verdade", agir para moralizar a questão das licitações e processo de compras, podem começar por dar garantias de vida aos bons funcionários públicos, para que eles tenham condição de impedir e denunciar as maracutaias, criar câmaras de compras, reduzir ao máximo as compras "emergenciais", mudar esse sistema de pregão por convite, que é uma escancarada forma de facilitar corrupção e desvios. Por último, podem frear o processo de privatização e de terceirização por que passa a saúde pública, ela é a verdadeira fonte da aguda crise que se vive nesse setor.

É FANTÁSTICO ver que virou "escândalo" nacional um fato que sendo deplorável e criminoso,  acontece faz tempo, não só na área da saúde, e que ninguém faz nada de fato para impedir  enquanto não vira matéria de televisão. Eu acho até "graça" quando vejo um certo secretário se dizendo "escandalizado" com a reportagem e prometendo tomar providências.
 
Fonte: 007BONDeblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário