sábado, 11 de junho de 2011

CONTAG ASSINA CAMPANHA CONTRA O TRABALHO INFANTIL




Aconteceu nesta quinta-feira (09), na Câmara dos Deputados, o lançamento da campanha em atenção ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – data marcada nacional e mundialmente em 12 de junho. A Contag assina e apóia a campanha, e segundo o secretário de Políticas Sociais da entidade, José Wilson um dos temas discutidos na campanha dialoga com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário defendido pelo MSTTR.

Crianças da rede pública de Santa Maria (DF) participaram da solenidade e com a leitura de excertos de textos que narravam o que eles fariam se fossem governadores (as). Um deles disse que ‘faria uma lei que punisse os que não respeitam as leis das crianças’. Renato Mendes, do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Mundial do Trabalho (OIT), disse que é preciso intensificar a proteção à família, aprimorar os programas de geração de renda da família além de universalizar a educação.

A vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Mirian do Santos convocou toda a sociedade para atuar junto à Campanha. E o representante do Ministério Público do Trabalho, Rafael Marques disse é muito bom ouvir dos próprios sujeitos do direito (as crianças), que eles querem brincar e estudar, “do que ouvir as vozes de crianças vendendo picolé”, afirmou.

A solenidade contou com a presença de deputados que atuam na Frente Parlamentar Mista em defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. O secretário da Contag lembra que um dos eixos mobilizadores da campanha diz que ‘criança não combina com o trabalho com agrotóxicos’, e essa é uma luta an

Pois, segundo José Wilson, “as crianças ainda em fase de crescimento estão mais vulneráveis aos malefícios do uso de agrotóxicos, e nós da Contag debatemos isso com o governo”, contou. O dirigente ainda disse que o combate e a fiscalização contra o trabalho infantil é mais difícil ainda no meio rural.

A coordenação da campanha é do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho (Cordinfância) e da Organização Internacional do Trabalho, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: Contag

Nenhum comentário:

Postar um comentário