sexta-feira, 10 de junho de 2011

COMISSÃO FICA UERN PRESENTE A AUDIÊNCIA PÚBLICA EM MOSSORÓ-RN

Na audiência pública sobre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), ontem (8), na Câmara de Mossoró, Governo do Estado, Reitoria, servidores e estudantes reconheceram a necessidade da autonomia financeira plena da instituição.

O presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), professor Flaubert Torquato, disse que o atual modelo de financiamento da instituição está esgotado e obsoleto. "É necessário mudar esse modelo, que estrangula as finanças da Universidade", defendeu.

Na mesma linha seguiu a presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (Sintauern), Rita Negreiros, apoiada pelos presidentes do Diretório dos Estudantes (DCE), Petrônio Andrade, e do Fórum de Diretores da Uern, professor Emanoel Pereira Braz.

Apoio

O reitor Milton Marques defendeu elaboração de um modelo de autonomia financeira plena que leve em conta o futuro da Universidade. "Chegou o momento de discutirmos essa proposta, mas com índices de receita que compensam para a instituição", disse.

Representante do Governo do Estado na reunião, o secretário estadual de Planejamento, Anselmo Carvalho, sugeriu materialização da ideia em projeto, abordando aspectos técnicos e jurídicos. "Estamos abertos ao diálogo sobre o assunto", afirmou.

Reunião

Articuladora da audiência pública, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) anunciou audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), e reunião na Comissão de Finanças da Casa, dia 15, em Natal, para discutir o futuro da Uern.

Também apoiou comissão dos segmentos da Universidade para amadurecer a proposta de autonomia financeira plena com o Governo do Estado, já que cabe ao Executivo envio de projeto de lei sobre o assunto à Assembleia Legislativa.

"Também vamos articular audiência na Secretaria de Estado do Planejamento para inserir pleitos da Uern no Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado, que está sendo elaborado. A Assembleia atuará como mediadora", informa Larissa.
Fonte: Jornal O Mossoroense.
 
"A Comissão FICA UERN esteve presente, compostos pelos estudantes de direito: Túlio, Bruno e /Claudio, juntamente com Novinho do curso de ciência da computação.  Túlio foi quem falou na audiência representando a comissão, em sua fala o mesmo se mostrou preocupado com a situação do Núcleo da UERN em Nova Cruz-RN, falou também da falta de infra-estrutura e da luta pelo campus!  A deputada Larissa Rosado, que presidiu a audiência se prontificou a juntar-se as lutas da comissão se compremetendo a contactar seus pares para buscarem uma solução definitiva.  Logo após a audiência pública, a comissão foi recebida pelo Reitor Milton Marques de Medeiros, onde também abordaram a situação do núcleo.  O que os membros ouviu do reitor foi de que todos os alunos matriculados até aquele momento não serão prejudicados e receberão seus diplomas, mas o curso de direito sairá mesmo do núcle, pelo fato de não oferecer estrutura ideal para a sua permanência.  O reitor se precaveu de dizer de quem era a culpa com relação a "crise" do núcleo, o que já era de se esperar.  Foi abordado também que a OAB-RN não reconhece o curso de direito como extensão do campus de Natal.  Falando com o estudante de ciência da computação, Novinho o mesmo adiantou que os computadores foram feitosrecentemente suas manutenções, mas tão logo ligaram os mesmos não suportando a carga de energia voltaram a apagar-se, o que é um absurdo!  Exigirmos do senhor prefeito que tome uma providência URGENTE para se resolver o caso da energia do núcleo da UERN, pois já se passaram meses e o problema persiste.  Os estudantes estão sendo prejudicados e pede mais respeito!  As fotos do evento divulgaremos a qualquer momento.  " ESTUDANTES UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS" - JACARÉ PARADO VIRA BOLSA DE MADAME!". Eduardo Vasconcelos-ANE-RN - CPC-RN - AMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário